Se você for do tipo de mulher que sofre muita dor durante o ciclo, neste artigo explicamos quais são as causas e ajudamos aliviar essa dor.
As cólicas menstruais, também chamadas de dor menstrual ou dismenorreia, são definidas como uma dor de tipo cãibra que afeta a área inferior do abdômen e vêm justo antes ou durante a menstruação. É um evento tão comum que até 90% das adolescentes e 25% de todas as mulheres adultas sofrem desta dor todos os meses.
A dismenorreia é causada pelas contrações uterinas durante a menstruação, que são importantes para que o útero possa expulsar todo o tecido uterino desvitalizado. Ainda que, para diminuir a dor, a primeira opção seja ingerir um analgésico que contenha um anti-inflamatório, também podem ser adotados outros métodos.
Calor local
A aplicação de calor é uma medida muito eficaz para aliviar a dor menstrual, pois ajuda a aumentar a eficácia dos medicamentos. Só coloque uma bolsa de água quente na área inferior do abdômen.
Atividade física
A prática regular de atividade física ajuda a reduzir a intensidade das cólicas menstruais. Mulheres sedentárias são propensas a terem cólicas mais intensas que as mulheres que fazem atividade física regularmente.
Ioga
Qualquer medida que ajude a controlar o estresse parece ser eficaz no controle da dismenorreia, incluindo técnicas de relaxamento, meditação, massagens, etc.
Dieta saudável
Uma dieta baixa em gordura animal e rica em vegetais e ômega 3 pode reduzir de forma importante a intensidade e duração das cólicas menstruais.
Cigarro e álcool
O consumo de cigarro e álcool está vinculado a um agravamento dos sintomas de cólicas menstruais. Se você tiver cólicas fortes, evitar estas duas substâncias pode ser um primeiro passo para melhorar.