Você percebe sua pele diferente durante seu ciclo menstrual? Mulher costuma experimentar, regularmente, mudanças recorrentes na pele e isso é normal. Saiba mais neste artigo.
Algumas mulheres reportam um aumento em manchas na pele durante o tempo da ovulação e pouco antes do início da menstruação. Os hormônios sexuais são a causa disso. Porém, é o hormônio masculino (testosterona) o responsável pela acne. A testosterona estimula o crescimento e a produção de glândulas sebáceas e, com isso, um aumento na produção de sebo. A testosterona é segregada tanto por homens como por mulheres, mas em quantidades muito mais baixas por estas últimas.
Porém, isso não necessariamente quer dizer que aquelas que sofrem acne apresentem níveis de testosterona mais altos que a maioria das pessoas. O problema vem especificamente nas glândulas sebáceas, devido à grande sensibilidade que estas mostram frente ao hormônio.
Comumente, o surgimento de espinhas revela oscilações na produção de hormônios. As meninas e as mulheres sofrem deste incômodo justo antes do início de seu ciclo devido a que os níveis de estrogênio caem antes da menstruação. Por outro lado, a testosterona, permanece relativamente estável e sua influência aumenta durante esta fase, dando como resultado um incremento na produção de sebo e, com ele, manchas e espinhas na pele.
Remédios caseiros para as espinhas
Caso você seja uma dessas mulheres que sofre manchas na pele e seja suscetível à acne causada por mudanças hormonais relacionadas com seu ciclo, estas dicas podem ajudar.
Esfoliação com bicarbonato de sódio 1 ou 2 vezes por semana
A esfoliação com bicarbonato de sódio é uma ótima maneira de remover células mortas. Evite os esfoliantes pré-fabricados de venda em farmácias, devido a que normalmente não são básicos e só acabam por irritar ainda mais sua pele. A seguinte fórmula é mais barata e sempre deve ser aplicada fresca: misture gel limpador livre de sabão (muitos produtos para pele sensível não contêm sabão) com uma colher de bicarbonato de sódio e esfregue no rosto, pescoço e colo (preferentemente enquanto toma banho).
Banho de vapor no rosto a base de camomila
Sua pele agradecerá se você fizer banho de vapor no rosto uma ou duas vezes por semana. Encha uma tigela grande com água quente, acrescente camomila ou extrato de calêndula e aproxime com cuidado mantendo seu rosto acima da tigela. Com uma toalha sobre sua cabeça, permita que o vapor trabalhe sobre a pele de seu rosto durante cerca de 10 minutos. Isso obriga os pontos negros a saírem, favorecendo a circulação e a regeneração da pele.