Embora se estime que um ciclo menstrual possa durar 28 dias, muitas mulheres têm ciclos de mais ou menos dias, por isso é considerada normal a oscilação entre os 21 e 35 dias.
O ciclo é considerado irregular quando excede as seis semanas de duração, ainda que não seja para se preocupar nos primeiros anos de menstruação, porque é comum que algum tempo se passe até os ciclos ficarem regulares.
Estes ciclos irregulares podem resultar em oligomenorreias (número excessivamente baixo de menstruação por ano) ou amenorreia (ausência de menstruação).
As oligomenorreias podem ser causadas por algum transtorno de tipo hormonal ou simplesmente pelo próprio ciclo natural. Para descartar possíveis doenças que a causem, é necessário consultar o ginecologista, quem fará as análises e exames que considere necessários.
O motivo mais habitual de amenorreia, se sempre você teve um ciclo regular, é a gravidez. Mas também pode ter relação com as mudanças na dieta, com o excesso de atividade física ou até com o estresse. Por isso, você deve consultar o ginecologista para que ele estude qual é a causa de seu caso particular.
Menstruação muito abundante
Algumas mulheres sofrem de ciclos ou menstruações muito abundantes. Um sangramento excessivo não quer dizer que alguma coisa esteja errada, às vezes ocorre quando uma mulher deixa de tomar a pílula anticoncepcional, depois do parto ou em mulheres próximas à menopausa.
Se a menstruação aparecer de forma súbita e sem motivos óbvios, é momento de consultar o médico. Além disso, se junto com a menstruação excessiva você sentir muito cansaço, pode ser que sofra de anemia.
Frente a qualquer situação que você considerar que não é normal, é importante fazer uma visita a seu médico ginecologista.